O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado no Hospital DF Star, em Brasília, nesta sexta-feira, 2. Segundo a equipe médica, ele já retomou a alimentação oral, e a dieta foi ampliada nas últimas horas. Apesar da melhora no quadro clínico, os médicos ainda não estipularam uma data para a alta hospitalar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na última quarta-feira, 30, Bolsonaro deixou a UTI depois de permanecer 18 dias no setor. Ele retomou a alimentação oral na terça-feira 29, e também retirou a sonda nasogástrica.
O boletim mais recente aponta que o quadro clínico é estável. Bolsonaro não sente dor, não tem febre e apresenta pressão arterial controlada. Também faz fisioterapia motora diariamente e recebe medidas preventivas contra trombose venosa.
Bolsonaro disse estar respondendo bem à dieta líquida
Nas redes, publicou uma foto em que aparece de pé, ao lado da equipe hospitalar. Disse estar respondendo bem à dieta líquida e relatou a volta gradual dos movimentos intestinais. A alimentação continua por via oral, com apoio de nutrição intravenosa para garantir o suporte calórico necessário.
“Tenho respondido bem à dieta líquida e, graças a Deus, os movimentos intestinais estão voltando aos poucos”, escreveu o ex-presidente. “A alimentação está sendo ainda sendo feita tanto por via oral quanto pela veia, com todo o suporte calórico e nutricional necessário.”
A internação começou em 13 de abril, dois dias depois de passar mal em um evento no interior do Rio Grande do Norte. Submetido a uma cirurgia de 12 horas, Bolsonaro passou pela retirada de aderências no intestino e pela reconstrução da parede abdominal. A equipe médica decidiu operar diante da gravidade do quadro.
O post Bolsonaro continua estável e já tolera dieta oral mais ampla, diz boletim médico apareceu primeiro em Revista Oeste.