A proposta de Elon Musk para transformar a região de Boca Chica, no sul do Texas, na cidade de Starbase foi aprovada por ampla maioria em votação realizada no sábado, 3. Com 173 votos favoráveis e apenas 4 contrários, a medida abre caminho para a formalização de um modelo de cidade diretamente vinculado à SpaceX, empresa aeroespacial fundada por Musk.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O território que agora compõe a cidade de Starbase é praticamente todo habitado por funcionários da companhia. A área abrange cerca de 4,14 km² — extensão próxima do bairro da Liberdade, em São Paulo — e concentra o complexo de testes e lançamentos de foguetes da empresa.
Além da aprovação da incorporação, a votação também definiu os primeiros representantes locais. Foram eleitos o prefeito Bobby Peden e os comissários Jenna Petrzelka e Jordan Buss, todos com ligações atuais ou anteriores com a SpaceX. Nenhum dos cargos teve disputa eleitoral — a votação se limitava à emancipação ou não da recém-criada cidade.
A ideia de transformar Boca Chica em uma cidade autônoma remonta a 2021, quando Musk começou a declarar sua intenção de estabelecer uma comunidade que apoiasse as atividades espaciais de sua empresa. Desde então, a SpaceX investiu em infraestrutura na região, como a reforma de casas e a instalação de moradias temporárias para funcionários.
A criação de Starbase concede poderes administrativos locais ao território, como competências sobre planejamento urbano, tributação e regulação de atividades. Isso deve acelerar projetos da empresa, como os foguetes voltados para futuras missões a Marte. O evento foi comemorado por Musk em sua conta na rede X, com a mensagem: “Starbase, Texas, agora é uma cidade real!”
A entrada de Musk no mercado de ‘cidades-empresa’
A criação de Starbase insere Musk em uma tradição histórica dos Estados Unidos: a das company towns, ou cidades-empresa, modelo urbano comum entre o final do século XIX e início do século XX no país.
Historicamente, cidades como Pullman (Illinois), fundada em 1880 para os operários da fábrica de vagões ferroviários Pullman Company, e Hershey (Pensilvânia), planejada em 1903 pelo magnata do chocolate Milton Hershey, funcionaram como comunidades inteiras administradas por empresas privadas.
Nessas cidades, a empresa não apenas fornecia empregos, mas também controlava habitação, comércio e serviços básicos. No entanto, o modelo foi criticado por restringir a autonomia dos moradores e criar dependência econômica extrema.

Embora esse tipo de cidade tenha se tornado raro nas últimas décadas, ainda existem exemplos em funcionamento. O mais emblemático é Kohler, no estado de Wisconsin, fundada pela Kohler Company em 1900. A cidade foi planejada e construída para os trabalhadores da empresa, e até hoje grande parte das propriedades continuam sob posse corporativa.
Nesse contexto, Starbase se torna o exemplo mais promissor e avançado de uma cidade-empresa no século XXI nos EUA, com controle populacional, político e territorial exercido diretamente por uma das maiores empresas privadas do país.
Leia também: “Moscou é uma festa”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 250 da Revista Oeste
O post Musk vence votação para fundar sua própria cidade no Texas apareceu primeiro em Revista Oeste.