David Gamble, coordenador interino para Sanções do governo de Donald Trump, cumpre nesta segunda-feira, 5, uma agenda com integrantes do governo Lula. A visita inclui reuniões no Itamaraty e no Ministério da Justiça, além de conversas com parlamentares de direita.
Gamble pretende ouvir autoridades brasileiras sobre temas sensíveis para a diplomacia norte-americana. Entre os assuntos em pauta, está a atuação de figuras como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O governo Trump avalia se decisões tomadas no Brasil ferem a liberdade de expressão, especialmente no que se refere a jornalistas e políticos conservadores.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A Embaixada dos Estados Unidos não detalhou a agenda oficial, mas confirmou que uma delegação chefiada por Gamble está em Brasília. Em nota, informou que o representante norte-americano veio ao país para discutir temas ligados a organizações criminosas transnacionais, sanções contra o terrorismo e o tráfico de drogas.
Gamble também deve visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de manter contato com o MDB. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) adiantou que o encontro com seu pai está previsto.
A viagem de Gamble ocorre em meio a articulações entre aliados de Trump e Bolsonaro
A viagem de Gamble ocorre em meio a articulações entre aliados de Trump e Bolsonaro que buscam caminhos legais, nos Estados Unidos, para responsabilizar autoridades brasileiras. Uma das alternativas discutidas seria a aplicação da Lei Magnitsky, usada para sancionar indivíduos acusados de violar direitos humanos em qualquer parte do mundo.
Outra frente possível envolve o uso da No Censors on Our Shores Act, projeto que propõe barrar a entrada nos EUA de autoridades estrangeiras acusadas de cercear a liberdade de expressão.
Também está em análise o uso da Foreign Corrupt Practices Act, legislação que pune práticas corruptas no exterior e pode atingir agentes públicos envolvidos em manipulações institucionais ou ações que contrariem interesses estratégicos dos Estados Unidos.
O post Delegado de sanções do governo Trump deve se reunir com governo Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.