O líder da oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), apresentou requerimento de convocação do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para prestar esclarecimentos sobre a fraude bilionária do INSS.
Zucco protocolou o requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle nesta segunda-feira, 5. A bancada do Novo na Câmara também pediu a convocação de Wolney Queiroz para falar a respeito do INSS.
+ O problema do número 2 de Lupi
Conforme a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) em 23 de abril, o instituto desviou mais de R$ 6,3 bilhões por meio de um esquema. O grupo descontava valores das contas de aposentados e pensionistas indevidamente, com participação de sindicatos, associações, servidores públicos e advogados.
“Mais de 4 milhões de beneficiários foram lesados, em um esquema criminoso que envolve corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro”, destacou Zucco. “O escândalo já levou à exoneração do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à renúncia do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.”
+ Lupi é demitido do governo Lula
O líder ainda sinalizou que o atual ministro da Previdência também “teve ciência das irregularidades” e, portanto, o Parlamento não pode “tolerar esse tipo de omissão”. “Queiroz estava na mesma reunião em que Lupi foi alertado sobre as irregularidades”, alertou.
“Não há como falar em combate à corrupção ou proteção aos mais vulneráveis enquanto o responsável pela pasta da Previdência ignora denúncias graves”, disse. “O ministro Wolney Queiroz demonstrou total conivência e não tem condições de permanecer no cargo. Ele sequer deveria ter assumido o posto.

Novo também quer explicações sobre fraude do INSS
A bancada do Novo na Câmara dos Deputados também apresentou um requerimento de convocação de Wolney Queiroz na CFFC. Ambos os pedidos devem ser analisados em sessão do colegiado.
O pedido é de autoria dos deputados:
- O líder da bancada, Marcel van Hattem (RS);
- Adriana Ventura (SP);
- Gilson Marques (SC);
- Luiz Lima (RJ); e
- Ricardo Salles (SP).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para Adriana Ventura, a “troca de ministros não convence” o Parlamento: “Parece mais um teatro do que uma real intenção de resolver o problema”.
“O novo ministro, Wolney Queiroz, já sabia de tudo, participou de reuniões, recebeu os mesmos alertas que Carlos Lupi e nada fez”, destacou. “Agora assume como se fosse parte da solução, quando na verdade sempre fez parte do problema. O Parlamento precisa ouvir explicações claras e cobrar responsabilidade. Fraudes bilionárias que atingem os mais vulneráveis não podem ser varridas para debaixo do tapete.”
O post INSS: Zucco quer convocar novo ministro da Previdência apareceu primeiro em Revista Oeste.