Acusado de corrupção, Juscelino Filho participa da posse do novo ministro das Comunicações

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza, nesta quarta-feira, 7, a partir das 10h30, em Brasília, a solenidade oficial de posse do novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. O evento vai contar com a participação do ex-ministro Juscelino Filho.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Por influência de Juscelino Filho, Frederico de Siqueira Filho já desempenhava papel relevante na gestão. Ele presidiu a Telebras entre 2023 e o mês passado. O ex-ministro das Comunicações trabalhou para que o novo fosse o escolhido de Lula.

Juscelino Filho pediu demissão em 8 de abril deste ano, depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) o denunciar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os possíveis crimes, estão corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As denúncias envolvem o suposto desvio de mais de R$ 50 milhões em emendas parlamentares.

Em nota, o Ministério das Comunicações justificou a presença do ex-ministro na cerimônia e afirmou que é comum a prática da participação de titulares anteriores em posses oficiais. Juscelino Filho foi o último ministro efetivo da pasta antes de Frederico assumir interinamente o cargo, que agora passa a ocupar oficialmente.

Acusações contra Juscelino Filho

DF - JUSCELINO FILHO/PGR/INDICIAMENTO/ARQUIVO - POLÍTICA - Foto de arquivo de 23/05/2023 do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante cerimônia de posse na Presidência da Telebras, na sede da pasta em Brasília (DF). A Procuradoria- Geral da República (PGR) denunciou o ministro nesta terça-feira, 8 de abril de 2025, por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas quando ele era deputado federal. Agora cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se aceita ou não a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. 23/05/2023 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Juscelino Filho, durante cerimônia de posse na presidência da Telebras, na sede da pasta, em Brasília | Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

Conforme a denúncia da PGR, Juscelino teria destinado pelo menos R$ 5 milhões ao benefício de propriedades familiares na cidade de Vitorino Freire (MA). Sua irmã, Luanna Rezende, era prefeita do município. O caso também inclui suspeitas de favorecimento, em investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Leia também: “Engrenagem da corrupção”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 267 da Revista Oeste

As investigações conduzidas pela Polícia Federal apuraram ainda um possível desvio de verbas federais na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Com base no inquérito policial, a PF imputou a Juscelino os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O post Acusado de corrupção, Juscelino Filho participa da posse do novo ministro das Comunicações apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.