A Igreja Católica oficializou nesta quinta-feira, 8, a eleição do novo pontífice. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, adotou o nome Leão XIV e tornou-se o 267º papa da história.
Prevost sucede Francisco com a expectativa de manter parte das reformas iniciadas nos últimos anos. No entanto, sinaliza a intenção de resgatar elementos que se perderam ao longo do pontificado do argentino.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Nascido em Chicago, ele tornou-se o primeiro papa com cidadania norte-americana. Atuou intensamente no Peru antes do conclave e assumiu o episcopado no país em 2015. Ao longo de anos de missão no país latino-americano, obteve também a cidadania peruana.
As primeiras imagens divulgadas mostram Leão XIV ao ser saudado pelos cardeais logo depois de sua escolha. O vídeo, publicado nas redes sociais, registra o trajeto entre a Capela Sistina — onde ocorreu a votação — e a Capela Paulina, onde foi apresentado oficialmente aos fiéis e aos funcionários da Casa Santa Marta.
Os primeiros passos do #PapaLeão14: da Capela Sistina à oração na Capela Paulina, passando pelo abraço dos cardeais e a saudação aos colaboradores e funcionários do Vaticano na Casa Santa Marta pic.twitter.com/aqJdPXP4uu
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
Logo depois do anúncio público feito pelo cardeal Dominique Mamberti, Leão XIV apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e falou brevemente aos fiéis.
Em sua primeira declaração como papa, ele destacou a paz como prioridade e sinalizou a intenção de recuperar a imagem hierárquica do clero — desgastada durante o mandato de Francisco.
“A paz esteja com todos vocês”, disse Leão XIV. “Essa foi a primeira saudação do Cristo ressuscitado, e é a que desejo repetir neste momento. Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão!”
Prevost: conciliador e filiado ao Partido Republicano
Integrante da Ordem de Santo Agostinho, Prevost é considerado um conciliador e manteve relação próxima com Francisco ao longo do pontificado anterior.
Ele já criticou decisões políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em temas morais, entretanto, mostra-se mais conservador que Francisco, especialmente em relação à homossexualidade, ao divórcio e ao planejamento familiar.
Além disso, registros da organização Turning Point Action revelam que, em 15 de agosto de 2023, Leão XIV se filiou ao Partido Republicano. Ele também participou das primárias da legenda nos anos de 2012, 2014 e 2016.
Leão XIV assume a liderança da Igreja Católica em um cenário desafiador: crescimento da perseguição religiosa, conflitos internacionais e perda de fiéis em várias regiões do mundo.
Durante o papado de Francisco, o Vaticano intensificou sua atuação diplomática, inclusive como mediador em guerras, como a da Ucrânia.
+ Leia também: “Leão XIV: veja as características do nome escolhido pelo novo papa”
O novo pontífice terá de equilibrar essas questões globais com a demanda interna por reformas e com a missão de manter a primazia da Igreja no século 21.
Seu discurso inicial revela que o caminho será o da continuidade — mas também o da consolidação do papel social, litúrgico e evangelizador da Santa Sé.
O post Papa Leão XIV é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica apareceu primeiro em Revista Oeste.