Deputados da Frente Parlamentar Católica da Câmara dos Deputados estão organizando uma caravana ao Vaticano, em junho, para conhecer o papa Leão XIV, sucessor de Francisco. O novo pontífice será responsável por celebrar o Jubileu dos Governantes, que inclui uma peregrinação de autoridades políticas a Roma neste ano.
A comitiva brasileira, composta por cerca de dez deputados, busca apoio de cardeais brasileiros para viabilizar uma audiência com o papa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Criada em 2015 na Câmara, a bancada católica ampliou sua presença política com a formação de uma frente similar no Senado, lançada no ano passado pelo senador Marcos Pontes (PL-SP). Atualmente, o grupo na Câmara é liderado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que fará parte da viagem ao Vaticano.

Segundo os parlamentares, a audiência com o Papa vinha sendo articulada com o cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, um dos sete brasileiros que participaram do conclave que elegeu Leão XIV. No entanto, Dom Paulo Cezar informou ao jornal O Globo que não vai viajar com os deputados a Roma.
A bancada também solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que a viagem aconteça como missão oficial. Entre os nomes confirmados estão Luiz Gastão, Simone Marquetto (MDB-SP), Diego Garcia (Republicanos-PR) e Márcio Honaiser (PDT-MA), todos integrantes da frente parlamentar.
Deputada quer apresentar legislação ao papa
Um dos principais objetivos da visita, de acordo com Simone, é apresentar a Leão XIV a “Lei do Rosário”, de sua autoria, sancionada em dezembro de 2023 pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), então no exercício da Presidência. A lei instituiu o dia 7 de outubro como o “Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria”.
“Estive com o papa Francisco em missão oficial em 2023, quando apresentei esse assunto, e posteriormente a lei recebeu a benção apostólica da Igreja”, afirma Simone. “O papa Leão XIII ficou conhecido, no século XIX, pelo incentivo a rezar o rosário, então a nossa expectativa é que Leão XIV também ajude a estimular essa prática.”
A bancada católica também ganhou destaque recentemente ao promover uma sessão solene na Câmara, em 22 de abril, em comemoração aos 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil. O evento contou com a presença da cruz original usada na cerimônia, trazida do Museu da Sé de Braga, em Portugal.
O post Bancada católica da Câmara organiza viagem para conhecer o papa apareceu primeiro em Revista Oeste.