Janja incomoda Xi Jinping e culpa imprensa por ‘misoginia’

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, atribuiu a uma “amplificação da misoginia” o mal-estar causado por uma fala sua durante o encontro com o ditador da China, Xi Jinping. A petista se manifestou sobre o episódio à CNN Brasil nesta quarta-feira, 14.

Segundo ministros presentes no jantar, Janja teria criticado o algoritmo do TikTok diante do líder comunista, alegando que a plataforma chinesa favorece conteúdos da direita. A fala teria causado incômodo à comitiva chinesa, incluindo à primeira-dama Peng Liyuan.

Jornalistas do portal g1 relataram que o comentário deixou Xi Jinping visivelmente constrangido. Em resposta, o líder afirmou que o Brasil tem liberdade para banir ou regulamentar o TikTok, se assim desejar.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em entrevista à CNN Brasil, Janja disse ter sido alvo de machismo por parte de quem vazou a conversa. A primeira-dama ainda alegou que sua participação se limitou à denúncia de crimes digitais cometidos contra brasileiras.

“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu”, disse a petista. “E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres.”

O episódio irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reagiu com indignação. De Pequim, Lula se queixou da quebra de sigilo entre seus aliados.

“Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá”, argumentou Lula. “Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal.”

Apesar do desconforto, o presidente confirmou que Janja pediu a palavra e reiterou que Xi Jinping se comprometeu a enviar um representante ao Brasil para debater o tema.

Janja acumula “gafes” como primeira-dama

Não é a primeira vez, no entanto, que Janja se envolve em controvérsias durante compromissos oficiais. Em novembro de 2024, durante o G20 Social, ela xingou o empresário Elon Musk ao defender o controle das redes sociais. Um som de navio interrompeu sua fala, e Janja disparou: “Deve ser o Elon Musk. Fuck you, Elon Musk”.

+ Leia também: “Oposição critica fala de Janja na China”

Na mesma ocasião, a primeira-dama comentou a morte de Francisco Wanderley Luiz, autor do atentado com fogos de artifício na Praça dos Três Poderes, dizendo que “o bestão acabou se matando com fogo de artifício”.

O post Janja incomoda Xi Jinping e culpa imprensa por ‘misoginia’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.