Neste sábado, 17, o tempo no Brasil será marcado por contrastes entre tempo seco e sol forte no interior do país e a ocorrência de chuvas em áreas litorâneas e no extremo norte, de acordo com o site Meteored.
A atuação de um anticiclone — uma área de alta pressão atmosférica — influencia fortemente o clima nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no interior do Nordeste, e favorece um padrão de tempo firme, seco e com baixa umidade relativa do ar.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante a manhã e a tarde deste sábado, o tempo se mantém estável na maior parte da Região Sul. A nebulosidade aumenta ao longo do dia, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a aproximação de uma nova frente fria começa a alterar o cenário.
Ainda assim, as primeiras chuvas associadas a esse sistema frontal só devem ocorrer no final do dia, especialmente em áreas do sudoeste e da Campanha Gaúcha. Porto Alegre segue com sol entre nuvens e temperaturas agradáveis, com máxima prevista de 26°C.
Sol forte no Centro-Sul
As regiões Sudeste e Centro-Oeste registram tempo seco e ensolarado ao longo de quase todo o sábado. A massa de ar frio que havia provocado mínimas baixas nos últimos dias já se afastou para o oceano, o que permite que as temperaturas subam.
A tarde será quente, com máximas entre 29°C e 32°C em cidades como Campo Grande, Cuiabá, São Paulo e Belo Horizonte. A umidade relativa do ar segue baixa em muitos pontos, com índices abaixo de 30% em áreas do interior.
Na Região Norte, o destaque continua a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que mantém as chuvas sobre áreas como Roraima, Amapá, norte do Pará e Amazonas. Boa Vista, Santarém, Belém e Manaus registram pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 30°C e 32°C.

O litoral nordestino segue sob alerta para chuvas intensas, especialmente entre Maceió e João Pessoa. A atuação da circulação oceânica, reforçada pelos ventos úmidos do Atlântico, contribui para a formação de nuvens carregadas em áreas costeiras da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Entre a madrugada e o começo da manhã, são esperadas pancadas mais intensas no leste da Bahia e em Sergipe, com risco de alagamentos. No decorrer do dia, a instabilidade se desloca para o norte e atinge com força Maceió, Recife e João Pessoa.
Acumulados superiores a 80 mm são previstos para essas capitais até o final do dia. As chuvas devem ocorrer com maior intensidade entre a tarde e a noite. No interior do Nordeste, o tempo segue seco, com céu claro e temperaturas elevadas. Cidades como Barreiras, no oeste baiano, registram máximas de 30°C e ausência de precipitações.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post Sol forte e tempo seco predominam no Brasil neste sábado, 17 apareceu primeiro em Revista Oeste.