O grupo terrorista Hamas elogiou, nesta sexta-feira, 16, a “posição clara” do presidente francês, Emmanuel Macron. O político europeu defendeu um “cessar-fogo imediato”, o fim do bloqueio à Faixa de Gaza e condenou “as práticas da ocupação contra civis palestinos”.
Em comunicado, o grupo terrorista afirmou que a postura do francês se soma a “manifestações de países e figuras europeias” que se opõem à continuidade da guerra.
O conflito na Faixa de Gaza foi deflagrado em 7 de outubro de 2023. Na ocasião, terroristas do Hamas invadiram o sul de Israel. Mais de mil civis foram assassinados. Além disso, pessoas foram estupradas e assassinadas. O grupo terrorista mantém mais de 50 reféns.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Desde então, Gaza, território palestino sob controle do Hamas desde 2007, passou a ser palco de ações das Forças de Defesa de Israel. Os militares do país judaico ressaltam o objetivo de aniquilar o grupo terrorista — que passa a tecer elogios públicos a Macron.
Hamas elogia Macron e países europeus

O grupo terrorista também agradeceu o que chamou de “posição humanitária e corajosa” de sete países europeus: Espanha, Noruega, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta e Eslovênia. Representantes dessas nações assinaram uma declaração conjunta contra o “silêncio diante da catástrofe humanitária crescente na Faixa de Gaza”.
O texto pede o fim da “agressão” israelense, o “levantamento completo do bloqueio considerado injusto” e condena a escalada militar e a violência de colonos na Cisjordânia.
Para o Hamas, essas posturas representam “um grito de consciência viva diante dos crimes e massacres contínuos cometidos pela ocupação Israel contra o nosso povo”. O grupo terrorista afirma que essas medidas expõem “a falsidade da narrativa do inimigo” usada para justificar “a guerra de extermínio e fome contra mais de dois milhões de pessoas em Gaza”.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
O post Macron ganha elogio de terroristas apareceu primeiro em Revista Oeste.