Governo apura novo foco de gripe aviária em Santa Catarina

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou uma nova investigação sanitária depois de identificar indícios de gripe aviária em uma granja localizada em Ipumirim, município do Oeste catarinense.

O caso se soma a outras duas suspeitas da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em ambientes comerciais. Uma delas envolve uma granja em Aguiarnópolis, no Tocantins, e a outra já foi confirmada no Rio Grande do Sul.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Se o governo confirmar os dois focos em análise, o Brasil registrará três ocorrências comerciais da doença. Trata-se de uma infecção altamente transmissível, com potencial de comprometer as exportações do setor avícola.

Técnicos do Mapa mantêm atenção redobrada sobre esses surtos por envolverem granjas com potencial produtivo e impacto direto sobre a economia.

Além dos episódios em estruturas comerciais, quatro investigações envolvem aves criadas em regime doméstico e de subsistência. Esses registros, segundo o ministério, não oferecem riscos diretos à cadeia produtiva, mas exigem vigilância para evitar a disseminação viral.

As investigações se concentram em seis municípios. Em Aguiarnópolis, no Tocantins, e Ipumirim, em Santa Catarina, as suspeitas envolvem granjas comerciais.

Já nos demais casos — localizados em Triunfo, no Rio Grande do Sul; Nova Brasilândia, no Mato Grosso; Gracho Cardoso, em Sergipe; e Salitre, no Ceará — as ocorrências referem-se a criações domésticas voltadas à subsistência.

Brasil contabiliza 164 registros de gripe aviária em animais silvestres

Desde junho de 2023, quando o Brasil confirmou o primeiro caso da IAAP em uma ave de subsistência, o país já identificou três focos desse tipo e contabilizou 164 registros entre aves silvestres.

Apesar do aumento de casos entre animais silvestres e criações familiares, o setor industrial segue autorizado a operar normalmente. A decisão conta com o respaldo da Organização Mundial de Saúde Animal.

+ Leia também: “Nove destinos internacionais vetam frango do Brasil por gripe aviária”

O status sanitário do Brasil como país livre da gripe aviária em produção comercial segue mantido, ao menos por ora.

O post Governo apura novo foco de gripe aviária em Santa Catarina apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.