Biden fala pela 1ª vez depois de diagnóstico de câncer de próstata

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden agradeceu nesta segunda-feira, 19, o apoio que tem recebido depois de ser diagnosticado com câncer. A postagem nas redes sociais ocorre no dia seguinte à confirmação de que ele enfrenta uma forma agressiva de câncer de próstata, com metástase óssea.

“O câncer nos toca a todos”, escreveu o democrata, em mensagem junto de uma foto ao lado da mulher, Jill Biden, e do gato da família. “Como tantos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio.”

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O diagnóstico foi divulgado oficialmente no domingo 18, depois de Biden ter procurado atendimento médico por causa de sintomas urinários persistentes. Exames revelaram a presença de um nódulo na próstata e a disseminação de células cancerígenas para os ossos.

Apesar da gravidade, a equipe médica informou que o tumor é sensível a hormônios, o que pode permitir alternativas terapêuticas com maior chance de eficácia. Biden, de 82 anos, permanece em sua residência em Wilmington, em Delaware, onde avalia, junto da família e dos médicos, as opções de tratamento.

Filho de Biden foi vítima de câncer

Biden já enfrentou, anteriormente, a perda de um filho em decorrência do câncer. Beau Biden, primogênito do democrata, morreu em maio de 2015, aos 46 anos, depois de ser diagnosticado com glioblastoma, um tipo agressivo de tumor cerebral.

Beau era advogado, militar da Guarda Nacional de Delaware e exerceu o cargo de procurador-geral do Estado entre 2007 e 2015. Ele também chegou a ser cogitado para disputar o governo de Delaware antes da descoberta da doença. Segundo a família, o tumor teria voltado a se manifestar em 2015, depois de um período de remissão, e ele não resistiu.


O funeral de Beau contou com a presença de diversas autoridades dos EUA. Posteriormente, parte do “21st Century Cures Act” — legislação voltada ao incentivo de pesquisas médicas — recebeu o nome de Beau Biden Cancer Moonshot, em sua homenagem.

Membro do Partido Democrata dos EUA, Biden comandou a Casa Branca de janeiro de 2021 a janeiro de 2025. Aos 82 anos, ele desistiu, em meio à campanha eleitoral, de tentar se reeleger presidente. A então vice dele, Kamala Harris, perdeu para o republicano Donald Trump.

Leia também: “Moscou é uma festa”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 250 da Revista Oeste

O post Biden fala pela 1ª vez depois de diagnóstico de câncer de próstata apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.