Gripe aviária: Brasil pode retomar exportações em menos de 1 mês

As exportações de carne de frango do Brasil podem ser plenamente restabelecidas em 28 dias. Basta não haver novas contaminações por gripe aviária em granjas comerciais do país. É o que diz Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

“Se, em 28 dias, não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores: a gente volta, então, a colocar o status de como livre de gripe aviária”, disse o ministro em coletiva nesta segunda-feira, 19. “O Brasil, de novo, livre de gripe aviária.”

Maior exportador de carne de frango do mundo, o país registrou o primeiro caso da doença em uma granja comercial na última quinta-feira, 16. Antes disso, porém, houve o registro do vírus em aves silvestres no país. Contudo, foram quase dois anos após a primeira notificação sem que o problema chegasse às granjas.

Gripe aviária no Brasil

A única contaminação em uma criação profissional no país até o momento ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Embora o lugar represente menos do que um traço na praça nacional, a contaminação — o foco local de gripe aviária — levou à paralisação das exportações de carne de frango e ovos de galinha para destinos importantes, como China e União Europeia.

Os envios desse alimento para o mercado externo renderam US$ 9 bilhões ao Brasil em 2024. É uma montanha de dinheiro, renda e emprego sob a ameaça de um espirro — pequeno, mas com efeitos que ninguém quer ver crescer.

O post Gripe aviária: Brasil pode retomar exportações em menos de 1 mês apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.