Comprovantes da Uber mostram que Martins não estava no Alvorada durante encontro sobre suposto golpe

Comprovantes da Uber informam que Filipe Martins, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro, não estava no Alvorada durante a reunião na qual teria se discutido um suposto plano de golpe, na manhã de 7 de dezembro de 2022.

Obtidos por Oeste, os documentos corroboram dados de geolocalização da operadora TIM, que mostram Martins distante do palácio. A presença de Martins no local também não foi confirmada pelo general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que esteve no encontro. Durante depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), sem citar Martins, o militar disse que “um assessor” entrou na sala, deixou um papel e foi embora.

Os documentos do aplicativo de transporte mostram, que às 10h19, Martins se deslocou da Asa Sul, na capital federal, para a Asa Norte. Nesse momento, a reunião para tratar do que seria uma tentativa de ruptura institucional estava ocorrendo.

Conforme a Procuradoria-Geral da República, registros da portaria do Alvorada mostram a entrada de Martins para a reunião. Os advogados do ex-assessor, contudo, afirmam que as informações apresentam problemas técnicos e não são confiáveis. Ainda de acordo com a defesa, não haveria registros de saída do ex-assessor.

Filipe Martins vira réu no STF

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 2 da PET 12.100 | Foto: Antonio Augusto/STF

Em 22 de abril, a 1ª Turma do STF tornou Martins réu, por suposta tentativa de golpe.

Martins e outros acusados responderão pelos seguintes crimes:

  • Abolição violenta do Estado democrático de Direito — pena varia de 4 a 8 anos de prisão;
  • Golpe de Estado — pena de 4 a 12 anos;
  • Organização criminosa — pena de 3 a 8 anos;
  • Dano qualificado — pena de 6 meses a 3 anos;
  • Deterioração de patrimônio tombado — pena de 1 a 3 anos.

Leia também: “O preso de estimação do STF”, reportagem publicada na Edição 269 da Revista Oeste

O post Comprovantes da Uber mostram que Martins não estava no Alvorada durante encontro sobre suposto golpe apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.