Uma aeronave Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo e que opera diariamente no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, precisou retornar ao ponto de origem depois de decolar na madrugada desta quinta-feira, 22.
Com matrícula A6-EVM, o jato de dois andares da companhia árabe Emirates decolou às 01h45 para o voo EK-262, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em uma viagem prevista de aproximadamente 14 horas. A apuração é do portal Aeroin.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

No entanto, cerca de 15 minutos depois da decolagem, os pilotos colocaram a aeronave em órbitas de espera sobre o litoral norte de São Paulo, a uma altitude de 18 mil pés — aproximadamente 5,48 mil metros. A decolagem e o pouso foram registrados em vídeo pelas câmeras ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo”.
Depois de 50 minutos nessa condição, a tripulação decidiu retornar ao Aeroporto de Guarulhos, onde o A380 pousou com segurança, pela pista 10L, às 03h23. Não houve registros de emergência ou intercorrências. Até a manhã desta quinta-feira, a aeronave A6-EVM permanecia em solo.
Motivo do retorno do avião não ficou claro
Ao ser questionado, depois do pouso, pelo controle de tráfego aéreo sobre a necessidade de assistência, o piloto informou que não era necessário e que poderia taxiar normalmente até o pátio.
Como não houve comunicação de falha nas frequências da Torre Guarulhos, o motivo do retorno não ficou claro pelas transmissões. No entanto, segundo fontes ligadas à operação, o avião teria apresentado uma falha no sistema de recolhimento do trem de pouso.
O post Maior avião de passageiros do mundo sai de Guarulhos, roda por 50 minutos e volta apareceu primeiro em Revista Oeste.