O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump alertou, nesta terça-feira, 27, que o presidente russo, Vladimir Putin, está “brincando com fogo”. A afirmação vem dias depois de o político norte-americano chamar o líder da Rússia de “louco” pelos repetidos bombardeios na Ucrânia.
+ Leia mais: “Vulcão Kilauea entra em erupção pela 23ª vez na história; veja vídeos”
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido à Rússia, e quero dizer MUITO RUINS”, escreveu Trump na Truth Social. “Ele está brincando com fogo!”
Trump vem tentando costurar um acordo de paz com Putin e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky há meses, mas não esconde a frustração com ambos os líderes.
“Não sei o que aconteceu com Putin”, disse Trump a repórteres no último domingo, 25. “Eu o conheço há muito tempo, sempre me dei bem com ele, mas ele está lançando foguetes contra cidades e matando pessoas, e eu não gosto nada disso.”
Ucrânia acusa Rússia de fazer o maior ataque de drones da guerra
Nesta segunda-feira, 26, um bombardeio russo incluiu 355 drones, quantidade maior que em qualquer ataque aéreo anterior, atingindo massivamente a região de Vasyshcheve, perto de Kharkiv, na Ucrânia. Os drones usados no ataque são do tipo Shahed, de fabricação iraniana.
Overnight, occupiers launched 355 Shahed type strike UAVs and decoy drones at Ukraine—it’s a record number of drones since the start of the full-scale invasion. 9 Kh-101 cruise missiles were also launched.
Ukrainian air defenders shot down 233 UAVs and 9 missiles. Active… pic.twitter.com/pttNLpwX4E
— Defense of Ukraine (@DefenceU) May 26, 2025
Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, outros nove mísseis de cruzeiro KH-101 foram utilizados no ataque noturno. Alguns civis ficaram feridos, segundo relatos oficiais. Até o momento não há relatos de mortes.
A utilização recorde de drones em um bombardeio ocorreu um dia depois de a Rússia ter realizado o maior ataque aéreo do conflito, quando outros 367 projéteis foram utilizados contra a Ucrânia.
Kyiv came under a massive Russian drone and missile attack, just hours after Ukraine and Russia carried out a major prisoner exchange. pic.twitter.com/cnpFe4lNnu
— Asia Free Press (AFP) (@AsiaFreePress) May 24, 2025
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Desde os novos ataques russos, bombeiros e socorristas ucranianos trabalham para amenizar os danos.
Leia também: “Imagem da Semana: a farsa do ‘bom nazista’”, artigo de Daniela Giorno publicado na Edição 270 da Revista Oeste
O post Trump alerta Putin: ‘Está brincando com fogo’ apareceu primeiro em Revista Oeste.