20 de setembro na História: irmãos Duryea testam 1º carro a gasolina fabricado nos EUA

Em 20 de setembro de 1893, os irmãos Charles e Frank Duryea marcaram um importante capítulo na história da engenharia automotiva ao testarem o primeiro carro a gasolina fabricado nos Estados Unidos.

O veículo, conhecido como “vagão de motor”, foi testado em Springfield, Massachusetts, e percorreu algumas centenas de metros antes de parar por causa de uma falha na transmissão. Depois de ajustes, o carro completou um trajeto de aproximadamente meio quilômetro​.

O veículo era, na verdade, um carrinho de cavalo modificado, comprado por US$ 70 e equipado com um motor de 4 HP. Apesar das dificuldades iniciais, o teste atraiu atenção da comunidade local, e o sucesso do projeto motivou novos avanços.

Em 10 de novembro daquele ano, um segundo teste foi realizado nas proximidades da garagem dos Duryea, localizada na Taylor Street, Springfield. Esse evento foi amplamente coberto pela imprensa, consolidando a importância do projeto.

Impacto dos irmãos Duryea

Os irmãos fundaram a Duryea Motor Wagon Company em 1896, tornando-se os primeiros fabricantes comerciais de automóveis nos EUA. A produção foi modesta, com apenas 13 unidades fabricadas à mão.

Embora a empresa tenha encerrado suas atividades em 1917 por causa dos altos custos de produção, a contribuição dos Duryea para a indústria automotiva foi significativa.

O conceito de carro dos irmãos Duryea foi mais tarde aprimorado por Henry Ford, resultando na popularização dos automóveis e na revolução dos transportes nos Estados Unidos e em todo o mundo.

As inspirações de Henry Ford

A principal lição aprendida por Ford foi a viabilidade da produção comercial. Os Duryea mostraram que era possível fabricar e vender carros, ainda que em pequena escala.

Ford expandiu essa ideia ao adotar a produção em massa, introduzindo a linha de montagem, o que reduziu drasticamente os custos e tornou o automóvel acessível a milhões de norte-americanos.

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Ford também se inspirou na simplicidade mecânica dos carros dos Duryea. Enquanto o design do “vagão de motor” era básico, ele priorizava funcionalidade e facilidade de manutenção, conceitos que Ford refinou ao projetar o Model T, famoso por ser robusto e de fácil reparo.

Ao ampliar as inovações dos Duryea, Ford não apenas aprimorou o processo de fabricação, mas transformou o automóvel em um bem de consumo de massa, revolucionando o transporte e a economia norte-americana

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