A frase mais ridícula da semana (14)

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou seu perfil no Twitter/X nesta semana para criticar um editorial do jornal O Globo. O artigo atribuiu à sigla e a Lula a responsabilidade pela instabilidade fiscal do Brasil e da alta do dólar.

“Quem desafia a lógica, os fatos e a verdade é o editorial do Globo, ao tentar lançar sobre o presidente Lula e o PT a responsabilidade pelo ataque especulativo ao real”, disse Gleisi. “Qual é a lógica de fixar as maiores taxas de juros do planeta, na contramão das maiores economias do mundo, com base apenas em ‘expectativas inflacionárias’ e não na realidade de um IPCA que é praticamente igual ao do ano passado?”

A presidente alegou que a “inflação está sob controle e caiu” no governo Lula. “A inflação está sob controle e caiu neste governo. Descontroladas são as tais expectativas, que não servem de termômetro para a economia real, porque são contaminadas pela febre da especulação”, declarou.

A parlamentar ainda alegou que a gestão petista teria herdado “uma lambança fiscal” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. “Uma gastança de mais de R$ 300 bilhões para tentar ganhar as eleições, depois de ter arruinado políticas públicas consistentes e sustentáveis”, falou.

Gleisi diz que governo “fortalece a regra fiscal”

A petista Gleisi Hoffmann também falou sobre o pacote de corte de gastos enviado pela equipe econômica de Lula — que foi aprovado pelo Congresso Nacional nesta sexta-feira, 20, e agora vai à sanção presidencial. 

“As medidas que o governo enviou ao Congresso fortalecem a regra fiscal e vão conter o crescimento de despesas em diversos setores. Exceto na conta de juros da dívida, que o BC está ampliando de maneira irresponsável, sabotando por antecipação o equilíbrio fiscal que exige do governo, de forma totalmente indevida, em sua última ata”, declarou. 

A deputada ainda disse que, “ao contrário do que pretende O Globo, o resultado objetivo da ‘autonomia’ do BC, foi a politização radical da autoridade monetária” e que Lula foi “forçado a conviver com um BC nomeado pela atual oposição, que manteve uma linha diametralmente oposta à do governo eleito”.

Além de ganhar o quadro desta semana, a deputada Gleisi Hoffmann leva o pole position por dois anos consecutivos. Ainda nesta última edição de A Frase Mais Ridícula da Semana, também temos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli como o ganhador do troféu Geraldo Alckmin de 2024. 

Em julgamento do Marco Civil da Internet, o magistrado comparou as redes sociais a uma ferrovia, ao dizer que tratam-se de “uma via de comunicação”. Na mesma sessão, Toffoli citou o cantor Milton Nascimento. Mais recentemente, o ministro cantou a música Pela Internet de Gilberto Gil: “Criar meu web site. Fazer minha homepage. Com quantos gigabytes. Se faz uma jangada e um barco que veleje”.

O post A frase mais ridícula da semana (14) apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.