Polícia Militar encontra bunker do tráfico no Rio de Janeiro

Agentes da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro encontraram, nesta sexta-feira, 14, um bunker usado por traficantes para esconder armas. A corporação realizou a ação no Morro do Juramento, na zona norte da cidade.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

No local, a polícia apreendeu cinco fuzis, uma granada e um carro. A operação ocorreu depois de um confronto entre criminosos rivais deixar dois feridos por balas perdidas.

Confronto entre criminosos

Na ocasião, os agentes estavam no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, também na zona norte, para reprimir os tiroteios entre criminosos. Dados de inteligência do 41º Batalhão da Polícia Militar (BPM) indicaram a participação de bandidos da Pedreira em recentes confrontos na região do Morro do Juramento.

O bunker estava em um imóvel com uma porta disfarçada de azulejos. Armas estavam armazenadas no espaço. Uma escada conduz a um piso inferior, que apresenta sinais de uso, como garrafas vazias e um banheiro improvisado. Isso sugere que o local servia de refúgio para os criminosos.

Rio de Janeiro se tornou resort para criminosos

Enquanto o crime organizado aterroriza os moradores do Rio de Janeiro, as forças policiais atuam com limitações nas favelas. No começo de fevereiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer parte da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como ADPF das Favelas.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) criticou as limitações impostas pela ADPF às operações policiais. O chefe do Executivo municipal sugeriu que essas restrições justificam a inatividade das forças de segurança.

Uma visão geral da Favela da Rocinha, incluída no programa 'Unidade de Polícia Pacificadora', que começou em 2008, no Rio de Janeiro - 24/7/2016. A região sofre tal como a Faixa de Gaza | Foto: Bruno Kelly/Reuters
Uma visão geral da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro | Foto: Bruno Kelly/Reuters

Ela ainda destacou o que chamou de “ampliação absurda” do controle criminoso e descreveu a cidade como um “resort para delinquentes”. Foi nessa ação, ajuizada pelo PSB, partido do vice-presidente da República, durante a pandemia de covid-19, que a Corte proibiu operações policiais em favelas do Rio.

A prefeitura defende a necessidade de uma abordagem mais prática e eficaz para lidar com a crescente criminalidade. Também cita como essencial sua participação no julgamento para abordar as complexidades da segurança pública.

A reportagem “Em defesa do crime”, publicada na Edição 256 da Revista Oeste, destaca o resguardo que as facções criminosas encontram em decisões de tribunais superiores no Brasil.

O post Polícia Militar encontra bunker do tráfico no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.