Há 18 anos Ann Johnson sofreu um AVC devastador que a deixou paralisada e sem a capacidade de falar. Segundo reportagem do jornal britânico The Times, Ann participou de uma pesquisa pioneira da Universidade da California em San Francisco e teve um chip instalado no cérebro.
O chip foi implantado na parte superior do crâneo da paciente, na parte do cérebro chamada cortex sensomotor, que controla os músculos – inclusive os usados na fala. Ann pensa o que quer falar, o chip capta seu comando e o computador “fala” por ela.
Esse sistema tinha um grave problema de delay – o momento entre a transmissão do pensamento e a fala demorava longos segundos. Com os novos avanços, se tornou quase instantânea. Várias empresas estão fazendo pesquisas nesse campo, a mais famosa delas o Neuralink, de Elon Musk. No caso de Ann, não foi usado o equipamento Neuralink.
A voz gerada por computador é baseada em registros da própria paciente. “Ouvir uma voz parecida com a sua própria é emocionante”, disse Ann – através do computador.
O vídeo abaixo mostra a frase que Ann pensou na parte de cima do monitor e ouvimos sua fala.
O post Mulher volta a falar com um chip no cérebro apareceu primeiro em Revista Oeste.