Janja revela por que viajou sem Lula para a França

A primeira-dama, Janja, viajou a Paris na última quarta-feira, 26. No país europeu, participou de discussões promovidas pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em entrevista à rádio francesa RFI, Janja revelou por que viajou à França sem a companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Ela afirmou que, a princípio, planejava acompanhar Lula em uma agenda no Vietnã. No entanto, mudou de planos depois de um convite do presidente francês, Emmanuel Macron. De acordo com a primeira-dama, a viagem à França foi encaixada na agenda da Presidência da República.

“Gostando ou não, tenho feito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza uma causa minha, não apenas do presidente Lula”, afirmou Janja. “Vocês viram que o evento é dominado basicamente por homens, e a gente sabe que a questão da fome e da pobreza impacta diretamente a vida das mulheres. Por isso, esse tema é muito importante para mim.”

O discurso de Janja em Paris

Em Paris, primeira-dama discursou na abertura da cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G). Janja pediu ações urgentes contra a fome e usou o palco internacional para defender programas sociais das gestões petistas.

Lula e sua mulher, Janja da Silva | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula e sua mulher, Janja da Silva | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ela citou o Bolsa Família como exemplo de política “bem-sucedida”. Também rebateu críticas aos programas de transferências de renda e afirmou que esses programas seguem indispensáveis, “apesar de muita gente dizer o contrário”.

As críticas de parlamentares às viagens da primeira-dama

As viagens de Janja têm gerado críticas entre os parlamentares da oposição. Embora não tenha cargo oficial no governo, a primeira-dama tem acompanhado o presidente na maioria das agendas internacionais.

Leia mais: “Lula, o Júlio Verne tupiniquim

Além disso, ela conta com 12 assessores. Juntos, esses funcionários recebem R$ 160 mil por mês. A equipe responde também por uma despesa acumulada nos últimos três anos de R$ 1,2 milhão em viagens para acompanhar a primeira-dama.

Lula se manifestou sobre as críticas em relação às viagens de Janja. Em coletiva de imprensa no último sábado, 29, no Vietnã, o petista disse que a primeira-dama “não é clandestina” e “não faz viagem apócrifa”.

Leia também: “A antiprimeira-dama”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 244 da Revista Oeste

O post Janja revela por que viajou sem Lula para a França apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.