O papa Francisco não vai celebrar a tradicional missa de Páscoa, que ocorre no próximo domingo, 20, na Praça de São Pedro, localizada no centro da cidade do Vaticano. A decisão foi tomada devido a problemas de saúde que ainda afetam o pontífice.
O cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica Vaticana, assumirá a responsabilidade pela celebração. Com a necessidade de recuperação do papa Francisco, outras cerimônias da Semana Santa foram distribuídas entre membros do Vaticano.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice, que está com 88 anos, segue em recuperação de uma pneumonia, que o deixou hospitalizado por 38 dias. Ele ficou internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla.
O pontífice retornou ao Vaticano em 23 de março, depois de enfrentar a mais grave crise de saúde dos seus 12 anos de papado. Apesar de não celebrar a missa de Páscoa, ainda não há a confirmação se ele vai ou não participar da cerimônia.
A Missa Crismal na Quinta-Feira Santa será conduzida pelo cardeal Domenico Calcagno. A liturgia da Paixão na Sexta-Feira Santa será presidida pelo cardeal Claudio Gugeroti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. No sábado à noite, a celebração será dirigida pelo cardeal Giovanni Battista Re.

Papa Francisco agradece equipe médica por tratamento
Nesta semana, o papa Fransico agradeceu à equipe médica e administrativa do Hospital Gemelli pelo tratamento recebido durante sua internação. Ele recebeu cerca de 70 profissionais da instituição, da Universidade Católica do Sagrado Coração e da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, em uma reunião privada.
“Obrigado pelo serviço no hospital, foi excelente, continuem assim”, declarou o pontífice, durante o encontro. Desde a alta, ele tem apresentado melhora em aspectos respiratórios, mobilidade e voz, segundo boletins da Santa Sé.
Ele continua realizando fisioterapia respiratória e de mobilidade e precisa de oxigênio apenas à noite ou em momentos pontuais. Apesar da recuperação, o papa Francisco segue ativo, recebendo colaboradores da Cúria Romana e mantendo sua agenda de compromissos.
Sua participação nas celebrações da Semana Santa tem sido adaptada. Na Missa de Domingo de Ramos, presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, o papa surpreendeu os fiéis ao aparecer na Praça de São Pedro para desejar “feliz Domingo de Ramos e uma feliz Semana Santa”. Ele foi levado em cadeira de rodas para cumprimentar o público depois da bênção final.
+ Papa Francisco participa da cerimônia de Domingo de Ramos no Vaticano
O post Papa Francisco não vai celebrar a missa de domingo de Páscoa apareceu primeiro em Revista Oeste.