Lupi é demitido do governo Lula

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, na tarde desta sexta-feira, 2.

O Planalto emitiu uma nota que confirma a saída de Lupi, depois da entrega da sua carta de demissão. “O presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro”, informou.

+ O problema do número 2 de Lupi

Pelas redes sociais, o ex-ministro agradeceu a Lula pela “oportunidade” e disse que tomou a decisão “com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso que apuram possíveis irregularidades no INSS”.

“Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, declarou. “Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador. Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente.”

PDT pode romper com Lula

A saída de Lupi da pasta também marca o rompimento do PDT com o governo petista, o que já era desenhado nos bastidores pelo presidente da legenda, Ciro Gomes.

+ Gleisi Hoffmann articula ofensiva para forçar Lupi a deixar o governo

Carlos Lupi
Lupi já foi ministro do Trabalho e Emprego entre 2007 e 2011, também no governo Lula | Foto: Ricardo Stucker/PR

A demissão de Lupi e a nomeação de Wolney Queiroz ainda serão oficializadas por meio de publicação extra do Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 2. 

Para ampliar seu apoio no Congresso Nacional, Lula deve priorizar partidos do chamado “centrão”. Nestes primeiros meses, o petista encaminhou propostas importantes para o seu governo, que devem ser votadas: a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. 

Lupi é demitido depois do escândalo do INSS

A Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), apreendeu mais de R$ 40 milhões em bens e valores. Os mandados foram cumpridos contra suspeitos de envolvimento em esquema de fraudes no INSS.

A investigação apura a suspeita de descontos irregulares em aposentadorias e pensões pagas pela autarquia. Os valores recolhidos eram repassados a associações que, supostamente, remuneravam serviços a essas pessoas.

Contudo, a PF mostra que a maioria dos descontos era feita sem a autorização dos aposentados e pensionistas. E que essas associações envolvidas fraudavam documentos e assinaturas para conseguir o desconto junto do INSS.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post Lupi é demitido do governo Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.