Ausência de Lula, sorteios e show sertanejo marcam ato do Dia do Trabalho

Os dois atos em comemoração ao Dia do Trabalho, que ocorreram na quinta-feira 1º, foram marcados por atrações musicais e sorteio de carros. Faltou apenas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparece a eventos similares com frequência.

Um dos atos ocorreu em São Paulo e o outro em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na capital, o evento aconteceu na Praça Campo de Bagatelle, na zona norte. As principais reivindicações foram a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6×1, e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, compareceu ao ato, como forma de representar o governo federal. Além dele, estavam o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Os três discursaram.

O evento foi organizado pela Força Sindical, pela Central dos Sindicatos Brasileiros e por outras entidades sindicais. A Central Única dos Trabalhadores, por sua vez, permaneceu no ato de São Bernardo.

No local, havia um manequim enjaulado, simulando um presidiário. No rosto do boneco, foi colada uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas grades da “cadeia”, havia um cartaz com a mensagem “sem anistia”.

Boneco dentro de uma simulação de cadeia, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no ao ato do 1º de maio de 2025 | Foto: Tauany Cattan/Revista <b>Oeste</b>
Boneco enjaulado, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no ao ato do 1º de maio de 2025 | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste

Ausência do presidente, shows sertanejos e sorteios no Dia do Trabalho

Neste ano, Lula decidiu não participar do ato de 1º de Maio. A decisão do petista ocorre um ano depois do fiasco de público do mesmo evento de 2024.

Já no ato deste ano, alguns artistas sertanejos compareceram, como a dupla Fernando e Sorocaba e o cantor Filipe Araújo. Como forma de chamar o público, as entidades sindicais também promoveram um sorteio de dez carros da marca Volkswagen para quem preenchesse uma cartela.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Lula alegou que sua presença só faria sentido se pudesse estar em dois eventos distintos: um na capital paulista e outro em São Bernardo do Campo. Ele avaliou que essa logística seria desgastante.  

Essa é a primeira vez, no atual mandato, que o presidente não compareceu às manifestações do Dia do Trabalho. O petista participou ativamente em 2023 e 2024. Contudo,deixou de ir aos atos de 2007, 2008 e 2023. 

Diante de sua ausência no ato de 2025, o chefe do Executivo realizou um encontro, na última terça-feira, 29, com líderes sindicais, em Brasília. Na reunião, Lula prometeu se engajar mais na reivindicação do fim da escala 6×1.

Lula admite fracasso

A manifestação do ano passado ocorreu no estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo. Na ocasião, o petista admitiu o fracasso.

Durante discurso, Lula chamou a atenção de Márcio Macêdo e disse que a manifestação foi mal convocada.

“Macêdo é responsável pelo movimento social brasileiro”, afirmou Lula. “Não pensem que vai ficar assim. Ontem disse para Márcio que o ato está mal convocado. Não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar.”

O post Ausência de Lula, sorteios e show sertanejo marcam ato do Dia do Trabalho apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.