Na escolha mais importante para a Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito, nesta quinta-feira, 8, como o 267º pontífice, sob o nome de papa Leão XIV.
O anúncio da eleição, concluída no segundo dia do conclave depois de quatro votações, ocorreu às 18h08 (horário local), com a tradicional fumaça branca emergindo da Capela Sistina. Ela sinaliza a escolha do novo líder espiritual para mais de um bilhão de católicos em todo o mundo.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. De ascendência italiana, francesa e espanhola, ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez seus votos solenes em 1981.
A formação do papa Leão XIV
Pope Leo XIV appears on the balcony of St. Peter’s Basilica to greet the faithful for the first time as the 267th Pope. pic.twitter.com/tsA1a0XSOM
— Vatican News (@VaticanNews) May 8, 2025
A formação acadêmica de Prevost inclui bacharelado em Matemática pela Universidade Villanova, mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Depois da ordenação sacerdotal em 1982, serviu como missionário no Peru. No país sul-americano, desempenhou funções como chanceler da Prelazia de Chulucanas e reitor do seminário agostiniano em Trujillo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em 1999, foi eleito prior provincial da província agostiniana “Mãe do Bom Conselho”, em Chicago. Posteriormente, serviu dois mandatos como prior geral da Ordem de Santo Agostinho, até 2013.
Em 2014, retornou ao Peru como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, sendo nomeado bispo da mesma diocese em 2015. Durante seu episcopado, também atuou como vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.
História recente e nomeação

Em janeiro de 2023, papa Francisco o nomeou como prefeito do Dicastério para os Bispos. Ele ocupou o cargo no órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo até a morte de Francisco, em abril de 2025.
O mundo vê a eleição de Prevost como uma continuidade do reformismo de Francisco. Conhecido por abordagem equilibrada e habilidade administrativa, o papa Leão XIV enfrenta desafios como a escassez de vocações, a perda de fiéis em países ocidentais e a necessidade de maior participação das mulheres na Igreja.
Leia também: “Papado em reflexão”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 266 da Revista Oeste
Ao escolher o nome Leão XIV, Prevost remete ao Papa Leão XIII. Essa postura sugere uma intenção de colocar o compromisso da Igreja com questões sociais e laborais no século XXI.
O post Robert Francis Prevost: veja quem é o papa Leão XIV apareceu primeiro em Revista Oeste.